Exercício diário para prevenir doenças

Exercício diário para prevenir doenças

Há evidências abundantes de que a atividade física é uma das opções preventivas e de tratamento mais eficazes para muitas doenças. Você precisa de mais para se convencer a pular em seus tênis e subir na sua bicicleta ergométrica? 

Os benefícios do exercício diário para prevenir doenças

Especialistas em saúde aconselham todos a gastar pelo menos 30 minutos por dia de atividade física leve , como caminhar, ou mais exigentes, tais como o exercício aeróbico. As páginas seguintes falam de doenças para as quais o exercício é bom. Se você sofre de um ou outro, a mera ideia de se exercitar pode afastá-lo. Mas tente: você não vai se arrepender. O exercício físico na maioria dos dias da semana reduz o risco de sofrer ou morrer de doenças cardíacas , derrame, diabetes e certos tipos de câncer. 

Por exemplo, se você está entre os 4 milhões de canadenses, dos quais dois terços são mulheres, que sofrem de artrite , o exercício pode reduzir a dor e inflamação e ajudam a manter ou recuperar a sua flexibilidade e mobilidade. Os exercícios pouco exigentes aeróbico – natação, caminhada, ciclismo – de acordo com a artrite. 

Exercício diário contra a depressão

Se você costuma ter uma onda em sua alma, não se surpreenda se seu médico rabiscar na folha de prescrição “Classe de Exercício”. De acordo com a pesquisa realizada no Centro Médico da Universidade Duke, em Durham, Carolina do Norte, o exercício regular pode ter benefícios mais persistentes do que os antidepressivos. O estudo envolveu 156 pacientes com 50 anos ou mais sofrendo de depressão. Todos foram aleatoriamente prescritos para qualquer um dos seguintes: um antidepressivo chamado sertralina (Zoloft), aulas de ginástica ou uma combinação de ambos. Após quatro meses, todos sofreram menos depressão. Mas quando os pesquisadores os viram novamente, seis meses depois, 

Exercício diário para prevenir doenças cardíacas

A melhor defesa contra doenças cardíacas é provavelmente o exercício físico, especialmente por causa de seus efeitos sobre o sistema imunológico. 

Através do exercício, o corpo é mais capaz de lidar com os hormônios do estresse que podem aumentar a freqüência cardíaca e pressão arterial, duas causas de doença cardíaca. Além disso, o exercício protege o coração elevando o nível de um elemento químico do cérebro, a serotonina, bem conhecida por sua influência no humor, mas também no risco de doenças cardíacas.Quando o estresse é adicionado a baixos níveis de serotonina, o sistema imunológico se comporta como se estivesse na frente de uma lesão. Ele segrega em maior quantidade dois dos seus próprios elementos químicos chamados citocinas: interleucina 1-alfa e fator de necrose tumoral alfa. Infelizmente, as citocinas contribuem para o acúmulo de gordura nas artérias, ou aterosclerose, possível causa de ataque cardíaco. 

Exercício diário contra a impotência

De acordo com novas descobertas, o exercício, mesmo que não seja suficiente, permite que os homens levem uma vida sexual satisfatória apesar da idade. Pesquisadores da New England Research Institutes em Watertown estudaram o estilo de vida de 593 homens com idades entre 40 e 70 anos por nove anos, através de questionários periódicos sobre sua atividade sexual, atividade física e outros fatores. 

No início do estudo, nenhum falava em disfunção erétil. Mas no final, 17 p. 100 relataram isso. De acordo com os questionários, aqueles que queimaram 200 calorias por dia durante o exercício – por exemplo, caminhando rapidamente por  3,20 km – eram muito menos propensos a sofrer de impotência do que os homens inativos. Quanto mais eles se exercitarem, menor o risco. Mesmo homens inativos que começaram a se exercitar durante o estudo apresentaram um risco menor de impotência. É provável que a atividade física aumente a elasticidade dos vasos sanguíneos: o sangue atinge o pênis mais facilmente. Outro bônus: a atividade sexual ajuda a fortalecer o sistema imunológico. 

Exercício diário: perda de peso e estresse

É necessário repeti-lo? Para ser magra, você tem que se exercitar. Mas você sabia que o exercício sozinho permite que você perca tanto peso quanto uma dieta rigorosa? De acordo com um estudo, homens obesos que fizeram uma hora de exercício por dia sem mudar sua dieta perderam tanto peso em três meses (7 kg) quanto aqueles que cortaram 700 calorias de sua dieta diária. Além disso, aqueles que se exercitaram melhoraram seu status cardiovascular em 16%. 100, mas não aqueles que simplesmente mudaram sua dieta. Finalmente, o primeiro perdeu mais de um quilo de gordura orgânica total. 

Estresse, foi dito, dá úlceras. No entanto, parece que 80 por cento 100 lesões do revestimento do estômago e do duodeno (parte superior do intestino delgado) são causadas por uma bactéria, a Helicobacter pylori . Surpreendentemente, o exercício parece proteger contra algumas úlceras e ajuda a controlar o estresse. Analisando os registros de 11.000 pacientes por 20 anos, verificou-se que aqueles que caminhavam ou corriam 16 km por semana tinham 62%. 100 menos propensos a sofrer de úlcera duodenal do que os sedentários. 

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