Treinamento nos finais de semana: é o suficiente?

Treinamento nos finais de semana: é o suficiente?

Se você não for ao ginásio durante a semana, mas treinar duro no sábado de manhã, saiba que não é o único. No entanto, é realmente suficiente treinar no fim de semana ao invés da semana?

Você é um daqueles que são mais ou menos ativos durante a semana e que se transformam em super atletas de ciclismo, squash ou futebol nos finais de semana? Isso é chamado de ter uma dupla personalidade em relação à aptidão. Seja destemido, não há nada para se preocupar. É melhor estar ativo no fim de semana, isto é, treinar irregularmente, do que nunca fazer qualquer atividade física. “Um pouco de exercício é melhor do que nada”, diz Steven Bray, professor associado de psicologia da saúde e atividade física na Universidade McMaster . Em um estudo, a Universidade de Harvard tinha 8.421 homens em nove anos; Este estudo mostrou que homens saudáveis ​​que treinaram uma ou duas vezes por semana reduziram seu risco de morte em 59% nesse período em comparação com aqueles que permaneceram inativos .

Quanto ao fato de o treinamento semanal ter um efeito sobre o seu peso, não importa, o que importa é que o exercício é bom para a mente . Uma análise de estudos sobre exercício e auto-imagem foi publicada em 2009 pela Universidade da Flórida . A conclusão? Quanto mais você treina, melhor você se sente; e mesmo que o exercício não se traduza em perda de peso, melhora a autoimagem.

Se a sua vida apenas se resume a assistir esportes na TV, mude um pouco sua rotina e jogue hóquei semanalmente ou tênis com um amigo (claro, se você ficou ocioso por um longo tempo, consulte seu médico antes de começar. em uma atividade física).

Entretanto, se você já está treinando no final de semana, “o corpo reage positivamente ao aumento do esforço proporcionado, ou seja, você ganha mais exercício. É por isso que vale a pena aumentar seu nível de atividade. Você pode viver de cinco a dez anos mais se você se exercita regularmente ” , diz James Stone, cardiologista e professor de medicina na Universidade de Calgary.

Veja o que as pessoas ativas nos finais de semana também devem saber:

Os riscos de ataques cardíacos

Muitos homens gostam de jogar hóquei . No entanto, jogar este esporte pode aumentar o risco de ataque cardíaco, de acordo com um estudo publicado no Canadian Medical Association Journal . O estudo, conduzido com 133 homens, mostrou que, após um jogo de hóquei, cada participante apresentava uma frequência cardíaca superior à freqüência cardíaca alvo para treinamento, e 76% excediam a frequência cardíaca máxima permitida, aumentando assim o risco. ataque cardíaco em alguns.

Os homens devem conhecer sua área de risco ; aqueles com alto risco devem consultar seu médico quanto à freqüência cardíaca alvo e considerar a possibilidade de usar um monitor de frequência cardíaca durante os jogos. De acordo com o Dr. Stone, um período de aquecimento adequado (“isso significa suar”) e intervalos regulares são a melhor maneira de não sobrecarregar o seu coração.. Devido às mudanças do trio durante um jogo, o hóquei é um esporte mais seguro para homens em risco do que um esporte de alta intensidade, como o squash. Em vez de evitar esses esportes, os homens devem melhorar sua condição física adicionando uma sessão de 20 minutos de corrida ou pular corda ao treinamento, três vezes por semana, e um período de aquecimento adequado. e descanso, ele acrescenta.

O risco de lesão

Uma investigação em curso nos Estados Unidos descobriu que 68% das lesões relacionadas ao esporte nos últimos dois anos envolveram homens (basquete estava no topo da lista dos esportes mais prejudiciais). Segundo o professor Bray, os homens que não estão em forma têm o maior risco de lesão. Para prevenir entorses, cortes, machucados ou lesões mais graves, ele aconselha a se aquecer antes de cada jogo e, se possível, treinar mais durante a semana para melhorar sua força e agilidade.

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